Pelas mãos de Carme: a luta do corpo na arte de viver

Suzy Maria Lagazzi

Resumen


O presente artigo analisa de um ponto de vista da Análise do discurso de base materialista as contribuições da discursivista brasileira Carme Schons. Toma-se especificamente como objeto de reflexão, um projeto de pesquisa em que Schons elege o corpo pelo viés discursivo, especificamente pelas discursivizações sobre a mutilação feminina. Nesse projeto, era do corpo simbólico que a autora brasileira tratava, em que o fisiológico está já sempre significado. Para ela, a narrativa de mulheres mastectomizadas era um espaço de importante compreensão do sujeito e das imagens do corpo e sobre o corpo que o determinam quando atingido pela doença. No entrelaçamento do verbal (narrativas) e do visual (corpo-imagem) Carme queria “observar e analisar as produções de sentidos em seus processos discursivos”.

Palabras clave


Análise do discurso, corpo e imagem, narrativa de mulheres mastectomizadas

Texto completo:

PDF (Português)

Referencias


FOUCAULT, M. 1999. Microfísica do poder. Roberto Machado (trad.). Rio de Janeiro: Edições Graal.

LAGAZZI, S. 2009. O recorte significante na memória. Apresentação no III SEAD – Seminário de Estudos em Análise do Discurso, UFRGS, Porto Alegre, 2007. En F. Indursky, M. C. L. Ferreira & S. Mittmann (orgs.). O Discurso na Contemporaneidade. Materialidades e Fronteiras, pp. 67-78. São Carlos: Claraluz.

___________ 2011. O Recorte e o Entremeio: condições para a Materialidade Significante. En E. A. Rodrigues, G.L.Santos, L.C.Branco (orgs.). Análise de Discurso no Brasil: pensando o impensado sempre. Uma homenagem a Eni Orlandi, pp. 401-410. Campinas: RG Editores.

___________ 2012. O discurso em diferentes territórios: o vermelho entre todas as cores. En O.Maluf-Souza, V.Silva, E.de Almeida, L.S.J.Bisinoto (orgs.). Discurso, Sujeito e Memória, pp. 133-146. Campinas: Pontes.

___________ 2013a. Delimitações, inversões, deslocamentos em torno do Anexo 3. En S. Lagazzi, E. Romualdo, I. Tasso (orgs.). Estudos do Texto e do Discurso. O discurso em contrapontos: Foucault, Maingueneau, Pêcheux, pp. 311-331. São Carlos: Pedro & João.

___________ 2013b. A imagem do corpo no foco da metáfora e da metonímia. REDISCO 2, 1: 104-110. Vitória da Conquista: Edições UESB.

___________ 2014. Metaforizações metonímicas do social. En E. Orlandi (org.). Linguagem, sociedade, políticas, pp. 105-112. Pouse Alegre: UNIVÁS; Campinas: RG Editores.

___________ 2015. Paráfrases da imagem e cenas prototípicas: em torno da memória e do equívoco. En G.B. Flores, N.R.M. Neckel, S. Gallo (orgs.). Análise de Discurso em Rede: Cultura e Mídia, pp. 177-189. Campinas: Pontes.

___________ 2017. Trajetos do sujeito na composição fílmica. En Flores, G., Gallo, S., Lagazzi, S., Neckel, N., Pfeiffer, C., Zoppi-Fontana, M. (Orgs.). Análise de Discurso em Rede: Culturqa e Mídia – v. 3. Campinas, SP: Pontes.

PÊCHEUX, M. 1990. O discurso: estrutura ou acontecimento. Campinas: Pontes.




DOI: http://dx.doi.org/10.35956/v.20.n1.2020.p.136-148



Copyright (c) 2020 Suzy Maria Lagazzi

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Revista Latinoamericana de Estudios del Discurso 
Una publicación de la Asociación Latinoamericana de Estudios del Discurso (ALED)
 
Revista Latino-Americana de Estudos do Discurso
Uma publicação da Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso (ALED)
 
revista.raled@gmail.com  
 
e-ISSN2447-9543

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.